-
Vale Global Trainee: trabalhe em uma das maiores mineradoras do mundo!
Publicado em 01/10/2019 às 14:08O programa Vale Global Trainee é uma porta de entrada para quem quer trabalhar em uma das maiores mineradoras do mundo. Para a empresa, é também a oportunidade de se desenvolver com novos talentos que irão ocupar posições estratégicas e apoiar a transformação cultural da empresa. Onde terão desenvolvimento de carreiras, habilidade técnicas e comportamentos chaves para lideranças.
Os trainees irão atuar em áreas da cadeia produtiva e áreas funcionais. Além disso, serão desafiados diariamente, durante 12 meses, em projetos de grande relevância para a organização. Como parte do programa, os jovens terão uma compreensão profunda do negócio, proporcionada por meio de job rotations, viagens pelas diferentes operações da Vale e participação em projetos globais.
- Inscrição: 09/09/2019 a 1/10/2019
- Link da inscrição: inscrição do Vale Global Trainee
- Duração do programa: 12 meses
- Requisitos:
- Graduação entre julho de 2016 e dezembro de 2019;
- Inglês avançado;
- Disponibilidade para viajar e mudar de cidade ou país;
- Mentalidade digital;
- Espírito de equipe;
- Habilidade de comunicação;
- Alinhamento com os valores da Vale.
- Mais informações em: informações sobre Vale Global Trainee
- Inscrição: 09/09/2019 a 1/10/2019
-
III Seminário de Infraestrutura de transporte ferroviário
Publicado em 27/08/2019 às 13:10A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) organizam o III Seminário de Infraestrutura de transporte ferroviário.
No terceiro ano de parceria com a AEAMESP, no âmbito da Semana de Tecnologia Metroferroviária, a FIESP realizará dois painéis voltados para a discussão do potencial de crescimento do setor ferroviário no país. Serão discutidas a prorrogação das concessões atuais e a implantação de medidas de reequilíbrio da matriz de transporte de carga brasileira; bem como os projetos ferroviários para o Estado de São Paulo e suas propostas para a indução do crescimento econômico.
O evento deste ano contará com a participação de especialistas dos setores público e privado. Não perca essa oportunidade de discutir os principais projetos de ferrovias para o transporte de passageiros e de carga.
- Inscrição:
- Inscrição para as visitas técnicas:
- Valores da inscrição:
- Programação:
- Data do evento: 03 a 06 de setembro de 2019;
- Local: Hotel Matsubara Convention Center, Rua Coronel Oscar Porto, 836 – Bairro Paraíso, São Paulo-SP;
- Mais informações em: http://www.semanadetecnologia.com.br/25semana/#
- Patrocinadores: http://www.semanadetecnologia.com.br/25semana/patrocinio/
-
3ro Simpósio de Engenharia Ferroviaria
Publicado em 07/07/2019 às 18:34O Simpósio de Engenharia Ferroviária nasceu como uma iniciativa de pesquisadores de diversas universidades envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária. Inicialmente, a UNICAMP, o IFSP e a UFES propuseram que o evento fosse realizado. Desde o início, a proposta foi que o evento tivesse caráter eminentemente técnico, sendo pensado como um fórum para divulgar resultados de pesquisas, mas também para reunir em um único ambiente representantes da academia, de concessionários de ferrovias e de fabricantes de material ferroviário.
- Data da programação: 22 de agosto de 2019;
- Local: Auditório FEC – Unicamp;
- Taxas: Estudantes – R$ 40,00
Pesquisadores – R$ 60,00
Profissionais da indústria – R$ 60,00 - Inscrição: A inscrição para o Simpósio deve ser solicitada ou no formulário abaixo ou via e-mail para . Você receberá um e-mail com as instruções para concluir seu registro.
- Programação: https://www.simposio-ferroviario.com.br/programacao
- Palestrantes: https://www.simposio-ferroviario.com.br/speakers
- Mais informações: https://www.simposio-ferroviario.com.br/
-
China revela novo trem de alta velocidade capaz de atingir 600 km/h.
Publicado em 04/06/2019 às 21:12A fabricante estatal de trens da China, a China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC) revelou na quarta-feira (28/05/19), em Pequim, seu primeiro protótipo de um novo trem capaz de reduzir drásticamente o tempo de viagem entre Xangai e Pequim.
O protótipo de trem é feita por levitação magnética, evitando o atrito entre a trilha-roda, capaz de atingir a velocidade de 600 km/h visando diminuir o tráfego aéreo entre capital chinesa e Xangai.O trem foi feito pela subsidiária da CRRC, a Qingdao Sifang. Ding Sansan, chefe da equipe de pesquisa e desenvolvimento de levitação magnética e vice-engenheiro-chefe da empresa, disse ao China Daily, que o trem deve entrar em operação em 2021.
Ding observou que o objetivo desta nova linha é substituir as viagens aéreas entre as duas metrópoles, Xangai e Pequim. A viagem de avião, no total, leva cerca de 4,5 horas entre as cidades, já uma viagem na atual linha de trens de alta velocidade leva cerca de 5,5 horas. Segundo o vice-engenheiro chefe da CRRC, a expectativa é que a nova linha de levitação magnética leve apenas cerca de 3,5 horas no trajeto.
O intenso tráfego aéreo de Pequim é uma preocupação dos governantes chineses, que já estão construindo um segundo aeroporto internacional na região de Daxing.
Veja o vídeo a seguir mostrando mais detalhes do trem:
-
Alfa – X: Novo trem de alta velocidade em fase de teste.
Publicado em 02/06/2019 às 16:31A companhia ferroviária japonesa JR East, iniciou o teste do seu novo trem de alta velocidade (TAV), o Alfa-X, em 10 de maio de 2019. Atingindo com uma velocidade máxima de 400km/h, considerada até então o trem-bala mais rápido do mundo, com uma previsão de lançamento para o uso comercial em 2030 no Japão. Nas operações de dia a dia, o veículo deve transportar os passageiros a 360 km/h.
No visual, o Alfa-X chama atenção por trazer um “nariz” bastante alongado. Essa é uma das características aerodinâmicas que permitem que o trem-bala alcance velocidades elevadas e, ao mesmo tempo, lide com a resistência do vento, evitando o máximo possível de turbulência, principalmente ao entrar nos túneis.
De todo modo, esse design poderá ser mudado: a frente atual tem 22 metros, mas uma variação com 16 metros de comprimento também deverá ser testada. A ideia é avaliar qual opção combina maior ganho aerodinâmico com o menor nível possível de ruído.
Os testes serão conduzidos à noite, durante os próximos três anos, entre as cidades de Aomori e Sendai, de acordo com a Bloomberg.
O Alfa-X terá freios a ar no teto e também usará placas magnéticas próximas aos trilhos para desacelerar, além de freios convencionais. O trem terá ainda amortecedores e suspensão a ar para manter a estabilidade nas curvas. O nome Alfa-X é uma abreviação para “Advanced Labs for Frontline Activity in rail eXperimentation” (Laboratórios Avançados de Vanguarda em Experimentação nos Trilhos).
Veja a seguir, alguns dos vídeos sobre Alfa-X dispiníveis na plataforma YouTube:
-
Vale – Programa de Estágio 2019 – 2º semestre
Publicado em 18/05/2019 às 23:19A Vale disponibiliza 500 vagas de estágios distribuídas em 7 estados (RJ, MG, ES, MA, DF, PA e BA) e nas suas diversas áreas de atuação: Corporativo, Mina, Usina, Porto e Ferrovia.
Inscrições vão de 13 de maio até 31 de maio. Há vagas no nível técnico e superior, e o valor da bolsa chega a R$ 1.375,15.
Link para mais informações: http://www.vale.com/hotsite/PT/Paginas/estagio/programa-de-estagio.aspx
• Para nível técnico: é necessário estar matriculado na instituição de ensino, estar formado na parte teórica ou não ter cumprido ainda a carga horária obrigatória de estágio. Duração máx. de 1 ano (Previsão de formatura: o(a) candidato(a) deverá manter vínculo com a instituição de ensino até no mínimo ago/2020 e no máximo ago/2021).OBS: A escola técnica SENAI não disponibiliza atestado de vínculo após o término do cumprimento do currículo regular, portanto, o candidato que estuda nessa escola deverá se formar até ago/2021.• Para nível superior: é necessário apresentar a declaração da instituição de ensino autorizando a realização de estágio. Duração máx. de 2 anos. (Previsão de formatura: de ago/2020 a ago/2021).Após a inscrição pela internet, os candidatos realizam prova online e, nos meses de junho e julho, participam de entrevistas e painéis. A contratação está prevista para agosto e setembro e o objetivo é que os estagiários vivenciem o dia-a-dia da profissão participando ativamente da rotina, dos processos e dos projetos da empresa. -
3 Vagas para bolsista – Pequisa na área de acústica ferroviária
Publicado em 03/08/2018 às 21:41 -
Semana Internacional de Engenharia Ferroviária e Metroviária & Engenharia de Transportes e Logística
Publicado em 27/07/2017 às 21:58 -
Railway Workshop – Researcher links
Publicado em 27/07/2017 às 21:57 -
UFSC é indicada a prêmio da Revista Ferroviária
Publicado em 12/06/2017 às 9:15Fundada em 1940, neste ano de 2017, a Revista Ferroviária completa 77 anos de publicação ininterrupta, acompanhou desde a mudança da era a vapor para o diesel e das ferrovias públicas para as concessões e agora a era das renovações de contratos. A Revista Ferroviária luta incansavelmente pela melhoria do setor ferroviário, criou além da publicação, produtos, feira e seminários com objetivos de estreitar a relação entre governos, operadoras, clientes, fornecedores e usuários.
Mais tradicional publicação brasileira do segmento, a Revista Ferroviária premia anualmente organizações que se destacaram em diversas categorias. O Curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da UFSC, em virtude do trabalho conduzido na qualificação de profissionais para o setor ferroviário e metroviário, foi indicado para a Melhor Instituição de Ensino. A votação do Prêmio RF 2017 é conduzida por um colégio eleitoral indicado pela publicação.