Mercado de Trabalho

A engenharia ferroviária está relacionada à área de transportes com foco em linhas férreas e de metrô. Os profissionais da área atuam principalmente nos processos de projeto mecânico/elétrico, operação e manutenção de sistemas ferroviários e metroviários, mas podem atuar também em atividades relacionadas à dinâmica ferroviária e metroviária, preparo de materiais para sistemas de transporte veiculares ferroviários e metroviários, adequação da sinalização e operação viária, e a legislação e gestão de empreendimentos metroferroviários. O mercado de trabalho para esses profissionais ainda permite que eles exerçam tarefas nas áreas interdisciplinares da Engenharia, que são: a elétrica, logística e infraestrutura, de materiais, mecânica e mecatrônica, metalúrgica, de produção e transporte.

O setor ferroviário e metroviário vem recebendo investimentos para a expansão de sua malha – fato que tem contribuído para a ascensão da profissão. As demandas pelo crescimento de vias ferroviárias e metroferroviárias sustentáveis, desenvolvimento da indústria ferroviária e a criação de uma mobilidade urbana mais eficaz são os principais fatores que têm fomentado a área.

Nos últimos anos, muitas empresas desse ramo estão se instalando no Brasil, com o objetivo de instaurar no país modernos projetos, que incluem a implantação de novas tecnologias e soluções que o setor necessita.

Grandes empresas que atuam na área de Ferrovias, tais como VALE, RUMO, MRS, VLI, MRN, FTC, e Ferropar estão constantemente em busca de profissionais qualificados. Da mesma forma há uma serie de empresas e operadoras metroviárias que operam transporte de passageiros, tais como CBTU, CMSP, CPTM, SuperVia, MetrôRio, CCR Metrô Bahia, dentre outras.

Além das gigantes empresas do setor, existem várias outras com longa atuação na área que tem o papel de fabricantes e prestadores de serviço do setor como a Greenbrier Maxion, Alstom, Random, Hidremec, Progress Rail e Wabtec.

E é por meio do curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da UFSC que os alunos terão acesso a conhecimentos técnicos e gerais, que serão o seu diferencial no mercado de trabalho.