Engenharia Ferroviária e Metroviária
  • 2 Bolsas de IC para alunos do Curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária

    Publicado em 05/02/2024 às 10:27


  • Resultados de Transferências e Retornos – 2024/1

    Publicado em 06/11/2023 às 15:58

    Divulgação, das inscrições homologadas e das inscrições não homologadas com indicação do item do Edital não cumprido pelo candidato.
    Inscrições Homologadas:

    Homologação e não homologação – Edital nº 38/2023/DAE/PROGRAD – Transferências e Retornos – 2024/1


  • Inscrições para Vestibular Unificado UFSC/IFSC

    Publicado em 11/10/2022 às 15:11

    Os estudantes que pretendem concorrer a vagas do Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023 devem ler com atenção o edital do concurso antes de realizar as inscrições a partir da próxima segunda-feira, 12 de setembro. O edital completo está disponível no site www.vestibularunificado2023.ufsc.br . O candidato deve escolher apenas uma graduação entre as opções ofertadas pelas duas instituições.

    No total, há 5506 vagas, sendo 4542 para Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e 964 para o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A UFSC oferta vagas em 100 graduações localizadas nos campi de Araranguá, Blumenau Curitibanos, Florianópolis e Joinville. No Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) são 46 graduações nos campi de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.

    A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) disponibiliza o atendimento telefônico pelo (48) 3721 9951 (9h às 17h) ou envio de e-mail pelo para prestar esclarecimentos sobre o concurso. No site www.vestibularunificado2023.ufsc.br o candidato também pode acessar, ao lado direito da página, o “Dúvidas Frequentes”. O Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023 será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro das 14h às 19h.

    Pedidos de isenção da taxa de inscrição

    A taxa de inscrição é de R$155, mas há possibilidade de pedir isenção, de acordo com os critérios estabelecidos no edital. Para esse caso, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) do salário mínimo per capita e ter cursado o Ensino Médio integralmente em escola da rede pública ou ter recebido bolsa total em escola da rede privada. O prazo para solicitar a isenção começará na segunda-feira, 12 de setembro, e terminará em 03 de outubro.

    Para realizar o pedido, o candidato deve preencher formulário disponível no site www.vestibularunificado2023.ufsc.br/isencao e anexar a documentação exigida no edital, conforme descrita abaixo:

    – histórico escolar referente a todas as séries do Ensino Médio (ou certificado de conclusão contendo a escola em que o candidato cursou cada série/ano do Ensino Médio). Caso esteja cursando a última série, deverá ser anexado, além do histórico das séries anteriores, uma declaração da Instituição de Ensino de que está matriculado na última série.

    – Os candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola da rede privada, deverão anexar declaração da Instituição de Ensino de que receberam bolsa total em todas as séries do Ensino Médio.

    O candidato deve ficar atento em como finalizar o pedido. É necessário clicar no botão “Concluir” para visualizar o Comprovante de Requerimento de Isenção. Não serão aceitos documentos sem identificação do candidato, sem assinatura e carimbo do servidor responsável pela emissão, documentos sem validade legal, ilegíveis ou incompletos.

    Resultado dos pedidos de isenção

    O resultado dos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição será divulgado até 05 de outubro no site www.vestibularunificado2023.ufsc.br. Os candidatos que tiverem a isenção deferida terão a inscrição automaticamente efetivada.

    Os candidatos cujo pedido de isenção da taxa não tenha sido aprovado, deverão fazer o pagamento da taxa de inscrição até o dia 13 de outubro de 2022, até às 23h59., conforme edital disponível no site www.vestibularunificado2023.ufsc.br.


  • Planos de Ensino 2022/1

    Publicado em 24/03/2022 às 17:27

    Caros alunos,

    Os planos de ensino das turmas do curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária para o semestre 2022/1 estão disponíveis pelo Moodle da coordenação (clique aqui) ou pelo na pasta compartilhada clicando aqui.

    Atenciosamente


  • Renovação de Matrícula – Veteranos

    Publicado em 24/03/2022 às 17:05

    A matrícula dos veteranos (isto é, dos estudantes que estão matriculados na UFSC há, no mínimo, 1 semestre é realizada pelo procedimento denominado renovação de matrícula. Diferentemente da matrícula dos calouros aprovados pelo Vestibular e pelo SISU, que é automática, a rematrícula dos veteranos é realizada pelos próprios estudantes.

    Conforme o calendário acadêmico, dias 24/03 se inicia a primeira etapa de matricula e as próximas etapas ocorrerão ao longo de abril.

    A renovação de matrícula é composta de 3 etapas, cujas datas para realização estão definidas no Calendário Acadêmico.

    Na primeira etapa, o estudante precisa acessar o sistema CAGR no período estipulado pelo Calendário e solicitar as disciplinas e as turmas nas quais deseja se matricular.

    Atenção: As disciplinas que compõem o currículos dos cursos podem ser consultadas no CAGR (ou clicando no link);

    Os horários de todas as turmas oferecidas também estão disponíveis no CAGR para consulta, na aba Cadastro de Turmas.

    O resultado da primeira etapa poderá ser visualizado no Espelho de Matrícula, disponível no CAGR na data estabelecida pelo Calendário.

    Cientes do resultado da primeira etapa, os estudantes podem, se desejarem, realizar a segunda etapa de matrícula, que se destina a alterações na grade de horários obtida na primeira etapa (isto é, destina-se àqueles que desejam excluir/incluir disciplinas e realizar trocas de turma). A segunda etapa também é feita pelo sistema CAGR, no período estipulado pelo Calendário Acadêmico, e o seu resultado também estará disponível no mesmo sistema, na data estipulada no Calendário.

    Por fim, a terceira e última etapa, denominada Ajuste Excepcional de Matrículatambém se destina aos que desejam alterar a sua grade de horários, a partir da ciência do resultado da segunda etapa de matrícula. Ela é realizada na data estipulada pelo Calendário Acadêmico, de acordo com os procedimentos estipulados pela Secretaria Acadêmica, que são amplamente divulgados antes do início da referida etapa de matrícula. O resultado da terceira etapa também está disponível para consulta no CAGR.

    Frise-se que distribuição das vagas das turmas entre os alunos obedecerá ao disposto no art. 42 da Resolução nº 17/CUn/97. 

    Informações importantes sobre a renovação de matrícula:

    – Para ter preferência na distribuição das vagas, é essencial que o aluno escolha turmas do próprio curso. Mas, se não for possível, por coincidência de horários, ou outro motivo, escolha a turma G.

    – Os alunos que necessitam cursar disciplinas da primeira fase, como Cálculo I, Física e Geometria Analítica, devem escolher a turma G, pois as vagas das turmas específicas de cada curso estarão reservadas para os calouros. As turmas com final “G”, são comuns a todos os cursos; isso significa que a preferência para as vagas segue a Resolução 017/CUn/97, Art. 42, sem preferência por curso.

    – Não solicite disciplinas que ainda não cursou os pré-requisitos. Elas podem até aparecer na grade de horários, mas vão sumir após o resultado da segunda etapa.

    – Lembre-se: a renovação de matrícula não é processada por ordem de chegada. Portanto, aguarde a publicação das notas para realizar o pedido.

    – A regra é que o estudante não pode ficar com menos de 16 créditos em disciplinas do curso que está realizando. O máximo são 28 créditos por semestre. Para exceções, caso o aluno tenha bolsa, é necessário autorização do coordenador por requerimento geral.

    – Fique atento aos prazos da renovação de matrícula. O aluno que, passados os períodos de todas as etapas de rematrícula, não fizer a sua rematrícula, terá sua matrícula cancelada por abandono de curso.

    TUTORIAL


  • Estudantes de graduação da UFSC devem comprovar vacinação contra Covid-19; prazo vai até 24 de março

    Publicado em 24/03/2022 às 16:45

    A Universidade Federal de Santa Catarina emitiu portaria tornando obrigatória a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para todos os seus estudantes de graduação. Até então, a instituição havia registrado a exigência do documento para alunos da pós-graduação e também na matrícula dos novos alunos de Graduação. A medida leva em conta determinação do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que reconheceu a autonomia das instituições federais de ensino superior para exigência de passaporte vacinal em suas dependências. A carteira de vacinação impressa ou digital será aceita como comprovante e deverá ser encaminhada por meio eletrônico, conforme as orientações até o dia 24 de março.

    “Essa Normativa vem em convergência com todas as ações da Universidade até agora, em defesa da ciência, da vacinação, em defesa da vida, levando em consideração o bem estar social – favorecer a coletividade, não somente a individualidade. Vivemos um momento de pandemia, nossas ações devem beneficiar a todos, não apenas a cada pessoa individualmente. Já estamos exigindo comprovação de vacinação na matrícula dos novos alunos, e agora estamos abrangendo essa cobertura para os atuais alunos. Nossa comunidade é de mais de 50 mil pessoas. Temos a responsabilidade com a sociedade de fazer um retorno seguro às atividades presenciais, promover que haja um convívio consciente. Por isso, os acessos aos ambiente da universidade serão restritos a pessoas devidamente imunizadas”, salienta o pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos.

    A medida é válida para estudantes regularmente matriculados na UFSC e para estudantes que façam matrícula em regime especial, em disciplinas isoladas e/ou como ouvintes. A vacinação a ser comprovada corresponderá ao ciclo completo (duas doses – ou dose única, no caso da vacina Jansen – mais a dose de reforço). Para matrícula em disciplinas no respectivo semestre letivo, o sistema aceitará a comprovação da aplicação da primeira dose e exigirá posterior comprovação das demais etapas de vacinação até o encerramento do semestre letivo.

    Estudantes devem encaminhar a carteira de vacinação impressa ou digital como comprovante por meio eletrônico, conforme as orientações até o dia 24 de março. No caso de pessoas com contraindicação médica, em substituição à comprovação de vacinação será solicitada a apresentação de atestado médico com detalhamento das razões.

    Sanções

    Os acadêmicos que não apresentarem o documento ou a declaração de contraindicação no sistema serão impedidos de se matricularem nas disciplinas. Aqueles que não concluírem o ciclo vacinal até o final do semestre terão o lançamento de notas bloqueados até a regularização e em seu registros terão a “Menção I”, ou seja, o aluno ficará impossibilitado de concluir a disciplina. O estudante que não comprovar sua condição vacinal ou contraindicação médica, ou que tiver sua contraindicação médica rejeitada por comissão médica da UFSC terá a matrícula suspensa até que regularize sua situação junto à Universidade.

    Daniel salienta que a responsabilidade pela fiscalização da condição vacinal dos alunos é da Universidade, que o fará por meio da matrícula regular, em modo eletrônico. “Só estarão nas salas de aula pessoas com a vacinação em dia. A UFSC está utilizando sistemas automatizados para facilitar o processo e torná-lo o mais seguro possível, retirando a carga de fiscalizar das pessoas e levando para o sistema, assim como é feito com servidores docentes e TAEs e alunos da pós-graduação”, salienta. A Universidade também irá cobrar o cadastro regular dos alunos para ingresso nos locais de circulação de pessoas, como a Biblioteca Universitária e o Restaurante Universitário.

    Leia a portaria completa e acesse aqui o sistema para cadastramento do ciclo vacinal.


  • Publicado em 16/04/2021 às 18:55

     Seja bem-vindo ao curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da UFSC Joinville!

    O setor ferroviário e metroviário tem chamado a atenção no cenário brasileiro devido a necessidade do país em atingir um crescimento sustentável. Novos investimentos na expansão da malha ferroviária têm garantido o crescimento atual da indústria ferroviária. Também, a preocupação com a mobilidade urbana tem sido responsável por investimentos em novas linhas de metrôs, trens de superfície, monotrilhos e trem de alta velocidade. Atualmente, centenas de empresas do setor ferroviário e metroviário estão instaladas no Brasil, a fim de fomentar tais projetos com materiais rodantes, novas tecnologias e soluções para o setor.

    Neste contexto a formação do Engenheiro Ferroviário e Metroviário do Centro Tecnológico de Joinville UFSC, está orientada para propiciar uma visão sistêmica da engenharia ferroviária e metroviária, desenvolvida para atuar em quatro grandes áreas: projeto mecânico, projeto de sistemas elétrico-eletrônicos, manutenção de sistemas e operação ferroviária e metroviária.

    Este profissional pode supervisionar e gerenciar testes experimentais de campo, lidar com fornecedores das indústrias, e preparar a documentação e relatórios técnicos de produto ou serviço.

    Título: Bacharel em Engenharia Ferroviária e Metroviária.
    Vagas: 20 por semestre (Vestibular e SiSU).
    Duração do Curso: 10 semestres (5 anos).
    Turno: Integral.

    Conheça mais sobre o curso assistindo ao vídeo abaixo!


  • I Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária – CONEFER

    Publicado em 21/10/2020 às 14:41

    O I Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária – CONEFER será realizado entre os dias 27 e 29 de outubro de 2020, totalmente on-line, por meio de uma organização conjunta entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com as instituições brasileiras que formam engenheiros ferroviários em cursos de graduação: a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG).

    Com o objetivo de divulgar as inovações tecnológicas, as oportunidades e as perspectivas para um dos segmentos mais promissores e estratégicos para o desenvolvimento, o CONEFER se adapta a um 2020 que impõe mudanças nas formas de compartilhamento e construção do conhecimento. Ao mesmo tempo em que as restrições causadas pela pandemia da Covid-19 inviabilizaram um evento presencial, elas também motivaram alunos e professores da UFSC, UFPA e IF Sudeste MG à organização de um evento que integrasse plenamente o trabalho realizado pelos três cursos de graduação.

    A programação do I CONEFER conta com representantes de diversas empresas, organizações e instituições de ensino. O professor britânico Clive Roberts, diretor do Birmingham Centre for Railway Research and Education, o engenheiro japonês Soichiro Manabe, da West Japan Railway Company JRW, e o pesquisador brasileiro Marcelo Blumenfeld, da Universidade de Birmingham, oferecerão aos participantes do evento suas perspectivas sobre o setor ferroviário a partir de experiências em outros países.

    Também participarão do congresso como palestrantes: o vice-presidente executivo da ANPTrilhos, João Gouveia Ferrão, o diretor-geral da Wabtec, Daniel Fucci Lemos, os professores Auteliano dos Santos (Universidade de Campinas) e Roberto Martins (Universidade de São Paulo), o analista de operações Marco Aurélio Castro (Vale), a gerente de desenvolvimento e treinamento Simone Souza (MRS Logística) e o coordenador de manutenção Amadeu Boza (Rumo).

    As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: https://conefer.wixsite.com/2020


  • Edital Rumo de aceleração

    Publicado em 13/05/2020 às 11:09

    A RUMO, maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina, lança edital com objetivo de resolução de dois problemas: Abalroamento e Atropelamento.
    Se você é um inovador, se gosta de pensar diferente e resolver problemas, inscreva sua ideia no portal.
    As inscrições são gratuitas e vão de 07/05 a 20/06/2020.
    Conheça o regulamento: www.projetofuse.com
    Este edital tem o apoio para divulgação da IUT-CT.


  • Vale Global Trainee: trabalhe em uma das maiores mineradoras do mundo!

    Publicado em 01/10/2019 às 14:08

    O programa Vale Global Trainee é uma porta de entrada para quem quer trabalhar em uma das maiores mineradoras do mundo. Para a empresa, é também a oportunidade de se desenvolver com novos talentos que irão ocupar posições estratégicas e apoiar a transformação cultural da empresa. Onde terão desenvolvimento de carreiras, habilidade técnicas e comportamentos chaves para lideranças.

    Os trainees irão atuar em áreas da cadeia produtiva e áreas funcionais. Além disso, serão desafiados diariamente, durante 12 meses, em projetos de grande relevância para a organização. Como parte do programa, os jovens terão uma compreensão profunda do negócio, proporcionada por meio de job rotations, viagens pelas diferentes operações da Vale e participação em projetos globais.

    • Inscrição: 09/09/2019 a 1/10/2019
    • Duração do programa: 12 meses
    • Requisitos:
      • Graduação entre julho de 2016 e dezembro de 2019;
      • Inglês avançado;
      • Disponibilidade para viajar e mudar de cidade ou país;
      • Mentalidade digital;
      • Espírito de equipe;
      • Habilidade de comunicação;
      • Alinhamento com os valores da Vale.
    • Mais informações em: informações sobre Vale Global Trainee