Áreas de Atuação

Imagem: Trem TGV, fabricado pela empresa Alstom.

 

 

Atuação de um Engenheiro Ferroviário e Metroviário

 

A formação do Engenheiro Ferroviário e Metroviário pelo CTJ (Centro Tecnológico de Joinville), campus da UFSC em Joinville SC, está orientada para propiciar uma visão sistêmica da engenharia ferroviária e metroviária, desenvolvida para atuar em quatro grandes áreas: projeto veicular, operação, manutenção e gestão ferroviária e metroviária.

Foto 1: Atuação na manutenção das ferrovias.

 

De forma mais específica, o formado em engenharia ferroviária e metroviária poderá atuar em áreas como:

  • Dinâmica ferroviária e metroviária;
  • Projeto e manutenção de material rodante (locomotivas, vagões e carros de passageiro) e de veículos automotivos para manutenção e instalação de vias;
  • Materiais para sistemas de transporte veiculares ferroviários e metroviários;
  • Sistemas de comunicação;
  • Sinalização e operação ferroviária e metroviária;
  • Via permanente;
  • Prevenção e investigação de acidentes ferroviários e metroviários;
  • Legislação e gestão de empreendimentos metroferroviários.

Foto 2: Manutenção de trem.

 

O que esperar no mercado de trabalho?

 

Foto 3: Projeto Hyperloop em fase de teste.

O setor ferroviário e metroviário tem chamado a atenção no cenário brasileiro devido a necessidade do país em atingir um crescimento sustentável. Novos investimentos na expansão da malha ferroviária têm garantido o crescimento atual da indústria ferroviária. Também, a preocupação com a mobilidade urbana tem sido responsável por investimentos em novas linhas de metrôs, trens de superfície, monotrilhos e trem de alta velocidade. Atualmente, centenas de empresas do setor ferroviário e metroviário estão instaladas no Brasil, a fim de fomentar tais projetos com materiais rodantes, novas tecnologias e soluções para o setor.

Também será possível ao formado em engenharia ferroviária e metroviária atuar em áreas interdisciplinares das engenharias: mecânica, elétrica, produção, mecatrônica, metalúrgica, materiais, transporte e logística, infraestrutura, entre outras.