Competências e Habilidades
Competências e Habilidades Gerais
As competências gerais do egresso, que contemplam a formação geral e básica do curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, atendem o que estabelece a Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, de acordo com a Resolução Nº 2, de 24 de abril de 2019 (Ministério da Educação, 2019), nomeadamente:
USABILIDADE (competência 1 do art. 4 das DCN): formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto: (a) ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos; (b) formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas; |
|
FORMAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA(competência 2 do art. 4 das DCN): analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação: (a) ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras. (b) prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos; (c) conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo. (d) verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas; |
|
PROJETISTA DE SOLUÇÕES (competência 3 do art. 4 das DCN): conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos: (a) ser capaz de conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas; (b) projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia; (c) aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia; |
|
GESTÃO DE PROJETOS / INOVAÇÃO / EMPREENDEDORISMO (competência 4 do art. 4 das DCN): implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia: (a) ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia. (b) estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação; (c) desenvolver sensibilidade global nas organizações; (d) projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas; (e) realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental; |
|
COMUNICAÇÃO (competência 5 do art. 4 das DCN): comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica:(a) ser capaz de expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis; | |
LIDERANÇA / TRABALHO EM EQUIPE (competência 6 do art. 4 das DCN): trabalhar e liderar equipes multidisciplinares: (a) ser capaz de interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva; (b) atuar, de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede; (c) gerenciar projetos e liderar, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos; (d) reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais); (e) preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado; |
|
LEGISLAÇÃO E ÉTICA (competência 7 do art. 4 das DCN): conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão: (a) ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente. (b) atuar sempre respeitando a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando; |
|
AUTOAPRENDIZAGEM (competência 8 do art. 4 das DCN): aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação: (a) ser capaz de assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias.IX. compreender a importância da sustentabilidade: (a) ter a capacidade de compreender sobre o tema de sustentabilidade em termos de desenvolvimento de projetos no aspecto social e ambiental do tema; (b) empregar o conhecimento técnico para o desenvolvimento sustentável regional, analisar os problemas da região e propor soluções viáveis e sustentáveis para a região.X. ter uma visão estratégica sobre o mercado: (a) Desenvolver a capacidade de observação para que o egresso perceba oportunidades de inovação que possam dar vantagem competitiva no mercado de trabalho. |
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPECÍFICAS
O conjunto de competências e habilidades para a formação profissional e complementar foram denominadas atendendo o perfil profissional do egresso e a nova proposta metodológica do curso, as atividades complementares e a curricularização da extensão.
As estratégias do curso para que os estudantes consolidem os objetivos propostos, são organizar as competências e não só os conteúdos; as aprendizagens e não simplesmente o ensino; a participação e o envolvimento de todos e não apenas a participação dos professores nas aulas; e de estudantes no estudo e nas avaliações diversas. Partindo destas premissas propõe-se uma estrutura educacional integrada e com flexibilidade para atender a perfis e orientações diferentes, de acordo com objetivos individuais e acadêmicos e em função do exercício profissional e da empregabilidade.
O conjunto de competências e habilidades para a formação profissional e complementar foram denominadas de competências específicas no curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, seguindo o que está disposto na Resolução Nº 2, de 24 de abril de 2019, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, Art. 4o.- parágrafo único.
PROJETO MECÂNICO – MATERIAL RODANTE: (definida pelo NDE): Conceber, projetar e analisar os sistemas constituintes do material rodante ferroviário e metroviário, considerando as condições dinâmicas e restrições de natureza econômica, de operação, segurança e de sustentabilidade. |
|
PROJETO DE SISTEMAS ELÉTRICOS-ELETRÔNICOS (definida pelo NDE): Identificar, analisar e projetar soluções elétrico-eletrônicas para o setor ferroviário e metroviário, escolhendo os melhores processos, métodos e técnicas para o desenvolvimento do sistema; considerando as restrições de natureza econômica, de operação, segurança e de sustentabilidade. |
|
MANUTENÇÃO DE SISTEMAS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS (definida pelo NDE): Identificar, analisar e implementar processos de manutenção nos sistemas ferroviários e metroviários para propiciar a confiabilidade, a melhoria contínua e a solução de problemas |
|
OPERAÇÃO METROFERROVIÁRIA (definida pelo NDE): Ter uma visão sistemática dos processos referentes à concepção da via permanente e aos sistemas de operação e sinalização, assim como dos protocolos da prevenção e investigação de acidentes ferroviários, considerando os aspectos técnicos, de eficiência, ambientais e de segurança. |