I Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária – CONEFER

21/10/2020 14:41

O I Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária – CONEFER será realizado entre os dias 27 e 29 de outubro de 2020, totalmente on-line, por meio de uma organização conjunta entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com as instituições brasileiras que formam engenheiros ferroviários em cursos de graduação: a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG).

Com o objetivo de divulgar as inovações tecnológicas, as oportunidades e as perspectivas para um dos segmentos mais promissores e estratégicos para o desenvolvimento, o CONEFER se adapta a um 2020 que impõe mudanças nas formas de compartilhamento e construção do conhecimento. Ao mesmo tempo em que as restrições causadas pela pandemia da Covid-19 inviabilizaram um evento presencial, elas também motivaram alunos e professores da UFSC, UFPA e IF Sudeste MG à organização de um evento que integrasse plenamente o trabalho realizado pelos três cursos de graduação.

A programação do I CONEFER conta com representantes de diversas empresas, organizações e instituições de ensino. O professor britânico Clive Roberts, diretor do Birmingham Centre for Railway Research and Education, o engenheiro japonês Soichiro Manabe, da West Japan Railway Company JRW, e o pesquisador brasileiro Marcelo Blumenfeld, da Universidade de Birmingham, oferecerão aos participantes do evento suas perspectivas sobre o setor ferroviário a partir de experiências em outros países.

Também participarão do congresso como palestrantes: o vice-presidente executivo da ANPTrilhos, João Gouveia Ferrão, o diretor-geral da Wabtec, Daniel Fucci Lemos, os professores Auteliano dos Santos (Universidade de Campinas) e Roberto Martins (Universidade de São Paulo), o analista de operações Marco Aurélio Castro (Vale), a gerente de desenvolvimento e treinamento Simone Souza (MRS Logística) e o coordenador de manutenção Amadeu Boza (Rumo).

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: https://conefer.wixsite.com/2020