China revela novo trem de alta velocidade capaz de atingir 600 km/h.

04/06/2019 21:12

Imagem: protótipo do trem.

A fabricante estatal de trens da China, a  China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC) revelou na quarta-feira (28/05/19), em Pequim, seu primeiro protótipo de um novo trem capaz de reduzir drásticamente o tempo de viagem entre Xangai e Pequim.
O protótipo de trem é feita por levitação magnética, evitando o atrito entre a trilha-roda, capaz de atingir a velocidade de 600 km/h visando  diminuir o tráfego aéreo entre capital chinesa e Xangai.

O trem foi feito pela subsidiária da CRRC, a Qingdao Sifang. Ding Sansan, chefe da equipe de pesquisa e desenvolvimento de levitação magnética e vice-engenheiro-chefe da empresa, disse ao China Daily, que o trem deve entrar em operação em 2021.

Ding observou que o objetivo desta nova linha é substituir as viagens aéreas entre as duas metrópoles, Xangai e Pequim. A viagem de avião, no total, leva cerca de 4,5 horas entre as cidades, já uma viagem na atual linha de trens de alta velocidade leva cerca de 5,5 horas. Segundo o vice-engenheiro chefe da CRRC, a expectativa é que a nova linha de levitação magnética leve apenas cerca de 3,5 horas no trajeto.

O intenso tráfego aéreo de Pequim é uma preocupação dos governantes chineses, que já estão construindo um segundo aeroporto internacional na região de Daxing.

Veja o vídeo a seguir mostrando mais detalhes do trem: