Alfa – X: Novo trem de alta velocidade em fase de teste.

02/06/2019 16:31

A companhia ferroviária japonesa JR East, iniciou o teste do seu novo trem de alta velocidade (TAV), o Alfa-X, em 10 de maio de 2019. Atingindo com uma velocidade máxima de 400km/h, considerada até então o trem-bala mais rápido do mundo, com uma previsão de lançamento para o uso comercial em 2030 no Japão. Nas operações de dia a dia, o veículo deve transportar os passageiros a 360 km/h.

No visual, o Alfa-X chama atenção por trazer um “nariz” bastante alongado. Essa é uma das características aerodinâmicas que permitem que o trem-bala alcance velocidades elevadas e, ao mesmo tempo, lide com a resistência do vento, evitando o máximo possível de turbulência, principalmente ao entrar nos túneis.

Imagem 1: Alfa-X em fase de teste.

 

Imagem 2: Parte interna do Alfa-x.

De todo modo, esse design poderá ser mudado: a frente atual tem 22 metros, mas uma variação com 16 metros de comprimento também deverá ser testada. A ideia é avaliar qual opção combina maior ganho aerodinâmico com o menor nível possível de ruído.

Os testes serão conduzidos à noite, durante os próximos três anos, entre as cidades de Aomori e Sendai, de acordo com a Bloomberg.

Imagem 3: Distância entre estação de Aomori e Sendai. (Fonte: Google Maps)

O Alfa-X terá freios a ar no teto e também usará placas magnéticas próximas aos trilhos para desacelerar, além de freios convencionais. O trem terá ainda amortecedores e suspensão a ar para manter a estabilidade nas curvas. O nome Alfa-X é uma abreviação para “Advanced Labs for Frontline Activity in rail eXperimentation (Laboratórios Avançados de Vanguarda em Experimentação nos Trilhos).

Veja a seguir, alguns dos vídeos sobre Alfa-X dispiníveis na plataforma YouTube: